top of page

Pesquisas

A origem dos hospitais

  • Vanessa Ramalho de Souza
  • 27 de fev. de 2016
  • 2 min de leitura

O SURGIMENTO

Os primeiros hospitais de que se tem notícia foram construídos em 431 a.C., no Ceilão (atual Sri Lanka), no sul da Ásia. Dois séculos depois, o imperador Asoka criou, na Índia, instituições especiais para tratar doenças semelhantes aos hospitais de hoje. Já na Europa, sua introdução coube aos romanos, que, por volta de 100 a.C., ergueram locais, chamados valetudinária, para cuidar dos soldados feridos em batalha. Mas foi só a partir do século IV, com o crescimento do Cristianismo, que os hospitais se expandiram. Comandados por sacerdotes e religiosos, os monastérios passaram a servir de refúgio para viajantes e doentes pobres.. A expressão hospital procedia do latim ‘hospitalis’, que tem o sentido de ‘ser hospitaleiro’, qualidade que provém de ‘hospes’, que tem a conotação de ‘hóspede, estrangeiro’, e também de ‘aquele que hospeda’. Atualmente este termo é similar ao vocábulo ‘nosocomium’, o qual significa ‘local dos enfermos, asilo dos doentes.

TIPOS DE HOSPITAIS EXISTENTES

Os tipos de estabelecimentos existentes são: Posto de Saúde, Centro de Saúde/Unidade Básica de Saúde, Policlínica, Hospital Geral, Hospital Especializado, Unidade Mista, Pronto Socorro Geral, Pronto Socorro Especializado, Consultório Isolado, Unidade Móvel Fluvial, Clínica Especializada/Amb. Especializado, Unidade de Serviço de Apoio de Diagnose e Terapia, Unidade Móvel Terrestre, Unidade Móvel de Nível Pré- Hospitalar na Área de Urgência e Emergência, Farmácia, Unidade de Vigilância em Saúde, Cooperativa, Centro de Parto Normal Isolado, Hospital /Dia-Isolado, Central de Regulação de Serviços de Saúde, Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), Secretaria de Saúde.

A IMPORTÂNCIA DOS HOSPITAIS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o hospital é um organizador de caráter médico-social, que deve garantir assistência médica, tanto curativa como preventiva, para a população, além de ser um centro de medicina e pesquisa, além da atenção especial à enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, o ambiente hospitalar ainda se ocupa com a prevenção, que é o controle de doenças infecto-contagiosas, a saúde ocupacional e a promoção à saúde, por exemplo.

O principal objetivo do hospital é salvar vidas, permitir que o indivíduo melhore de determinada condição de saúde, ou promova a cura, A Individualidade mais importante do Hospital não é seu diretor, nem o contribuinte, nem o médico,nem a enfermeira, nem o secretário; a individualidade mais importante do hospital é, sem dúvida, o enfermo.

 
 
 

Comments


Destaques
Arquivo

R. Guido Segalho, 390  S. Judas Tadeu - Sumaré SP

vanessaramalho74@gmail.com

VANESSA RAMALHO

Técnico em Enfermagem

© 2016 by Vanessa. Proudly created with Wix.com

 

bottom of page